quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Praha

Chegamos em Praha de trem, a viagem foi ótima e apesar de ter dormido quase que todo o tempo (novidade...) ainda pude admirar a paisagem da República Checa. Finalmente neve!! Finalmente montanhas!!! Agora sim parecia inverno... digo, PAISAGEM de inverno.

Chegamos tarde no albergue (que era longe pra cacete!) e fomos recebidos com omeletes e cervejas checas pelas tias de lá... Muito atenciosas e gentis... tinha até esquecido o que era "cordialidade" por essas bandas de cá...

Dormimos feito anjos, pela primeira vez não tive que conviver com os estranhos barulhos e odores de Cássio e Thiago. Não que Léo e Be sejam "anjos", mas do lado daqueles dois parecem dois bebezinhos dormindo... (Be, obrigada por operar o seu septo!!)

No dia seguinte rolou mais um city tour de pobre, a pé e de grátis de novo. O frio tava pegando, mas por alguma razão sofri um pouco menos. As histórias continuaram dramáticas, cabeças e sangue rolando aos montes... esses europeus são que são... Mas mesmo assim literalmente me APAIXONEI por Praha! A cidade é maravilhosa!! Gostosa de andar, tem um comércio legal, muita gente na rua até tarde, bares, restaurantes, BOA cerveja e muita carne!! Felicidade total!! Também tem um charme e uma arquitetura incrível!! Cheia de arte e cultura pelas ruas... RECOMENDO, com letras maiúsculas mesmo. E se alguém por acaso decidir dar uma passada por lá, não esqueçam de me chamar!! Quero voltar lá sem dúvida...

Sem deixar o otimismo de lado, vou começar a reclamar... :P Se a hospitalidade alemã não é das melhores, vocês não podem imaginar o que são os checos!!! Que povo besta!! Sem educação!!! Tolerância zero deve ser o lema do local... Eu e Bê, de uma forma ou de outra, já estamos acostumados a toda frieza germânica, com uns costumes estranhos de comer e rachar fora, não demorar com o cardápio, não fazer hora na porta do restaurante e nem perguntar nada para o garcon, nem muito menos pedir explicacoes complexas. O humor deles piora 1000% e eles não fazem a menor cerimonia para te dar um fora!! Então pega toda essa falta de hospitalidade e simpatia alemã e eleva ao quadrado pra ter uma simples noção do que foi a República Checa!! Chegou a ser engraçado a revolta do Cássio com essas histórias... Teve um restaurante que alguns entraram e outros ficaram no entra-não-entra, eu particularmente fique no não entra, mas nós já estávamos la dentro... a musica tava tão down!! Eu certamente ia tirar uma soneca no meio da janta, e conseguimos convencer o resto do povo a procurar um bar mais animado. O garcon estava com o cardápio na mão nos esperando e quando viu que desistimos do lugar ele começou e xingar em checo e mandou agente procurar um Mc Donald´s!!! Hahahaha!! Que stresssssssssssss Saí rindo!!

Acabamos entrando num "café" que servia alguns pratos... e pra nossa surpresa... que pratos! Muita comida, muita cerveja todo mundo empanturrado. Thiago sem noção ainda pede duas porcoes de Dumpling (uma panqueca de batata frita... super light). Todo mundo de pandú cheio... guerreiros... fomos procurar uma boate e acabamos entrando na primeira que apareceu na nossa frente.. Thiago falou que era o bixo! Vários bares, vários ambientes, muito turista e 04 andares, o de cima era o mais light... musica antiga anos 90,80, 70, etc... quanto mais voce descia mais parecia um inferninho, tava até mais quente em todos os sentidos... Black music, pessoal dançando...se pegando, muito doido! Tentamos tomar mais umas pra animar mas: cerveja + um pratao = cama! Desistimos lá pelas 2:00 e fomos pra o Albergue. Dia seguinte, outro tour a pé pelo Castelo e igrejas centenares, obras de arte, museus.. o trivial :), mas a melhor parte foi o Veudju (nem lembro se é assim), uma choperia "básica" de Praha, bebemos com gosto, cerveja da boa, e cada comida que voces nem imaginam... Primeiro premio para o joelho de porco assado na espada e para as costelas de porco defumadas!! Hummmmmmmmmmmm Último premio: tradidional saladinha do Léo!! Menino light....

3 comentários:

André - Vitória-ES disse...

Olá Natasha e bernardo,

Gosto muito mesmo de ler seu blog, seus relatos são muito bem escritos e conseguem transmitir de forma muito engraçada situações que me pareceriam motivo de irritação, parabéns mesmo.
Mesmo não comentando muito saiba que leio sempre e que to torcendo muito pra que voces dois curtam bastante e nos contem tudo!
Um grande abraço!

Atenciosamente,
André T. Machado
DG Projetos

Anônimo disse...

Olás!

Lindas fotos!! Dessa vez não fiz leitura em diagonal, li tudinho!! Fiquei emocionada c o depoimento de Natasha pra família, rs, fico feliz por vc! Adorei sua sensibilidade, Natasha, tanto nos relatos (floquinhos de neve) como nas fotos. Continuem assim, aproveitando cada detalhe, se divertindo com as difereças (mesmo q negativas) e curtindo cada dia, sair de casa meeeesmo porque sempre pode ter um dia lindo lá fora!
É isso ae, e a gte continua aqui no lerê lerê, rs. Bjossss.

Consultor Imobiliario disse...

Ei,
achei que eu tinha comentado com vc sobre o atendimento nos restaurantes. Tenho certeza que quando vcs voltarem vcs irão entender o porque deles serem tão nervosos enquanto é feito o pedido. Pensa comigo, ai são 2 garçons para um restaurante inteiro , aqui são no mínimo 15 para um restaurante do mesmo porte. Portanto ,os pedidos tem que ser feitos rápidos e não ficar enrolando igual brasileiro gosta de fazer! "O que os senhores desejam? Ah! não sei o que eu quero, ah! sei lá!Amigo?? como é esse prato? é muito grande? é pequeno? da pra dois?... Imagina um garçon ouvir isto todo dia? Como não se sabe oque quer comer? ou vc quer carne ou vc quer alguma outra coisa específica, sei lá não existe. " Ninguem precisa aceitar, mas a cultura deles é assim e isso tem que ser respeitado, todos ai sabem o quanto é caro cada minuto de trabalho,tudo é calculado por hora. Será que não é a hora de mudar o pensamento do brasileiro ou todo brasileiro acha que vai ser atendido como no Abertura, onde eles ficam sacudindo a garrafa de cerveja para ver se está acabando,pois tem tantos empregados ou melhor escravos que ganham 1 salário mínimo por mês!

Um grande abraço para vcs!
Como estão os estudos?