Ainda não tive oportunidade de falar sobre as nossas aulas.
Bem, a turma e bem diversificada, tem de tudo um pouco, já conhecemos todo mundo mas sabemos os nomes de muito poucos.
No primeiro dia fomos apresentados uns aos outros e a universidade, que e muito boa por sinal... vocês precisam ver o prédio da arquitetura, um luxo! Irado! Também tem uns prédios da área tecnológica que são la no porto, de frente para o mar e em forma de containers!
Bem, no segundo dia as turmas foram divididas e as aulas finalmente começaram. Não sei porque mas eu e Bernardo ficamos na mesma turma, a intermediaria. Quando li meu nome na lista colada na porta da sala confesso que fiquei muito preocupada... no dia anterior eu simplesmente não entendi nada de nada da apresentação!! O primeiro contato com o Alemão foi tudo que eu esperava: muito difícil!! E logo entendi que a tarefa de falar alemão ia ser longa e dura... Sabia, sem sombra de duvida, que eu deveria ser da turma de iniciantes (isso porque não tinha nada abaixo disso!), mas por alguma razão a professora pediu que eu continuasse na turma ate que ela pudesse dar uma "nivelada" nos alunos... Ai veio o primeiro exercício, e eu nem sequer sabia o que era pra ser feito!! Bernardo também me olhava assustado... imagina, se o exercício era difícil pra ele, que já tinha estudado 1,5 ano de alemão, imagina pra mim!!! Só passei o olho na folha e sem titubear fui logo falar com a professora. Nada fazia o menor sentido pra mim!! Então finalmente fui para a turma dos iniciantes.
"Surpreendentemente" continuei sem entender uma virgula do que a professora falava!! Alias, ate hoje não sei o nome dela direito... Frau Boß ou Groß??? Sei la... Mas o importante e que fique mais confortável na turma, pois ninguém, dos 9 alunos, entendia alguma coisa!! A professora e uma velha prestes a se aposentar e que não fala UMA palavra sequer de inglês! Muito frustrante... Agente mal consegue ter duvidas, quanto tem não conseguimos perguntar, quando conseguimos perguntar não conseguimos entender as explicacoes!!! E a medida que o tempo passa, e agente começa a entender algumas coisas, a matéria vai ficando mais difícil e as explicacoes mais complexas!! Parecia que agente não saia do lugar, mas hoje percebi que o meu alemão esta melhor e as aulas mais tranquilas, mas ainda não entendo muita coisa do que ela fala (e todos os outros alemães, e claro), muito menos quando tomo um "esporrinho" básico por chegar atrasada TODOS os dias. No fundo acho que estou indo bem, ainda não tenho conhecimento suficiente pra formular nem um paragrafo, nem pedir um hamburguer ou algo assim, mas estou satisfeita com o pouco que aprendi.
E claro que não e assim com todo mundo, posso muito bem perceber a dificuldade que pessoas de outros países tem pra falar o alemão. Para os taiwaneses, por exemplo, e uma dificuldade tremenda falar "er" (fala-se do jeito que escreve e quer dizer "ele"), o indiano ninguém consegue entender, os italianos nem se fala! Não conseguem, de jeito nenhum, largar aquele sotaque carregado! Mas no fim todo mundo se entende! Ou finge que entendeu...
Pela dificuldade de comunicação com o povo de Taiwan (da minha sala) acabei fazendo amizade com uma Indonesiana (Neni) e um americano (Lucas), e no fim das contas to treinando e aprendendo um pouco mais de inglês, afinal meu curso não e em alemão, e tenho uma prova de inglês pra fazer daqui a alguns meses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário