quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Férias Parte IV - Finalmente Amsterdam!!

Demorou mas abalou!! Chegamos em Amsterdam! Dormimos como dois anjinhos depois da conturbada viagem...

Durante toda nossa estadia na casa do Thiago fizemos questão de não nos preocupar com a hora.. acordamos tarde todos os dias, comemos com calma e saímos para um dia de surpresas!! Sem planos!! Sem stress!!
Rodamos aquela cidade (muito irada!) toda a pé! Não economizamos nenhuma sola de sapato!! Logo nesse primeiro dia saímos da casa do Thiago em direcao ao hotel em que Renato e Marina estavam, o Amstel Botel, ao lado da Amterdam Centraal. Segundo Thiago isso dava uns 10 minutinhos de caminhada, mas "surpreendentemente" gastamos entre 30 e 40 min.! Apesar do frio, chegamos suados, ao meio dia em ponto... tava uma chuva chata pra diabo e encharcamos nossos sapatos na última pontezinha que liga o hotel (que é um barco) à terra firme - isso depois de tomar o enorme cuidado de pra nao molhar! Ainda otimistas - pensei que os dois estariam dormindo, descansando da longa viagem no Egito - chegamos ao saguao, perguntamos pelos dois, e claro que não estavam lá! Como se não conhecesse os dois! Aqueles nunca se cansam!

Bem, esse foi um dia de desencontro... andamos sozinhos pelas ruas de Amsterdam como quem não quer nada, vendo no que vai dar... Fomos até a Red Light Distric (lógico! curiosidade é foda...), e mesmo já ouvindo muitas historias a sensação de estar num lugar assim é muito nova... Prostituição e maconha liberadas?? Assim tão profissionalmente?? Nunca tinha visto... e claro, me surpreendi! A primeira coisa que fizemos foi procurar aquele monte de "putas gostosas" que os marmanjos sempre falam, e dessa vez digo INFELIZMENTE me surpreendi mais uma vez!! Tinha uma outra imagem sobre elas, nunca havia passado pela minha mente o que eu realmente poderia encontrar... Gorda, preta, velha, nerd, oriental... tem umas com cara de paraíba... mas o pior foi ver uma mulher enorme (ali tinha material pra fazer duas ou três!), de calcinha e sutian, sentada num banquinho que mal cabia uma banda da bunda dela, comendo um sanduíche gigante, cheia de migalha no colo e batendo papo com a puta vizinha! Que tezao alguem pode ter por isso??? Sem falar dos figurinos!! Tinha uma outra que parecia estar matando aula, de langerie sentada no banquinho com um óculos de lente respeitável, cabelo repartido no meio e amarrado tipo rabo de cavalo, lendo um livro de pelo menos 400 páginas!! Deu até pena da coitada! Mas com certeza deve ter um maluco doido pra comer uma professorinha... Claro que o turismo sexual nao seria o mesmo se só existissem barangas nas janelas... de noite o negócio muda de figura. Tem muita mulher bonita e gostosa, o estranho é que me falaram que o preco é tabelado!!! 50€ 15 mim e nao pode encostar as maos, senao paga mais 50€!

Nosso turismo nao foi dos mais exemplares... ficamos perambulando pelo centro e descobrindo o "comércio negro"... milhoes de sex shops com coisas muito sinistras, cafeterias onde na verdade ninguém bebe café, todos fumam maconha, o famoso space cake, uma espécie de brownee de chocolate com maconha, milhoes de acessórios para quem fuma, lojas onde se compra as sementes, e Kits de como plantar seu proprio pé de Cannabis.

Mas pra ser sincera Amsterdam é uma parada-obrigatória na Europa. Muito charmosa, cheia de canais circuncentricos, edifícios atigos, e toda e qualquer tipo de atividade que o turista deseja fazer. Nao faltam opcoes, seja frequentar restaurantes requintados ou sair pra boate, entrar num Museo ou ficar bebendo num bar, fazer compras ou um passeio arquitetonico, tem de tudo pra todos, é a cidade mais democrática que já conheci.

Nos tinhamos nos programado de visitar a Ana Paula mas devido a certos contra-tempos nao foi possível ir até o sul da Holanda. Ao invés disso íamos conhecer uma cidade chamada Ultrecht, a 40 min de Amsterdam, pois foi muito recomendada pelos amigos do Thiago. Pois bem... saímos pela manha pegando carona no Tram, (muito legal isso do Holandeses, brigadao!) fomos até a última estacao possivel de metro para pegar o trem pra Ultrecht (estratégia pra pagar menos no trem!), mas como lá nao passava trem... quer dizer passava direto pela gente..., voltamos para a estacao do Ajax para fazer hora e quem sabe visitar o museo do Ajax. Nessa estacao tem também o Heiniken Music Hall e várias lojas gigantes e muito interessantes, mas nesse dia estav acontecendo algo inesperado. Tinha um monte de gente aglomerada em vários pontos do Estadio... curiosos acabamos sabendo que ia ter um show do "The Police" naquele dia! Irado! Adoro essas coisas inesperadas acontecendo... fomos perguntar o preco do ingresso nas bilheterias, pois disseram que já tinham se esgotado... supreendentemente vários cambistas vieram oferecer ingresso e acabamos comprando pela metade do preco normal, claro que deu um frio na barriga pois nao tinha como saber se o ingresso era realmente valido. Acabamos assistindo a um show incrível num lugar VIP de frente pro palco a metros do Sting!!! Inesquecível! Chegamos em casa quase meia noite.. pegando carona no trem lotado! Os outros dias foram bem normais... botecos, bares, lojas, museos, etc... mas se fosse escrever tudo sobre aquela viajem daria um livro!


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Férias Parte III - chegando em Amsterdam

Depois de uns dias em Hamburgo... finalmente Amsterdam!!!!!
Mas calma... pra não sair da rotina vou ter que contar também sobre a viagem pra lá... Espero que com nosso blogger todos possam aprender a viajar de trem pela Europa!! Acho até que devia ter um curso preparatório pra isso. Coisa complicada, heim!!
Bem, chegamos na Hauptbanhof de Hamburgo, claro que já meio atrasados... ficamos loucos e passamos uns minutos fudidos tentando entender o que diabos estava escrito no ticket do trem!! Tinha um monte de abreviacoes de cidades, mas nada parecido com AMSTERDAM... não queria ir pra nenhuma delas, nos queríamos ir pra Amsterdam!! Era tão simples se no ticket tivesse escrito "Hamburgo - Amsterdam/Plataforma tal/17:40H", mas não... esses alemães complicam tudo mesmo, principalmente com essa língua doida deles!! O pior é que agente tinha cerca de uns 10 min pra isso, que se passaram extremamente rápido!!
Agente tentava desesperadamente saber qual trem iria nos levar a Amsterdam e então encontrar a plataforma de embarque... fiquei com as malas enquanto Bernardo foi fazer bom uso do seu alemão e perguntar a um bom cidadão (não tão fácil de achar!) aonde raios agente pegava aquele trem (que eu nem se quer mais sabia pra onde ia...)
Até que em fim alguém nos ajudou!! Descobrimos o que dizia no bilhete!! Tínhamos que ir para Bremen (eu acho), mas o destino do trem era Frankfurt. Desceríamos em Bremen pra pegar o trem que finalmente fosse para Amsterdam - isso tudo em abreviacoes alemãs!! Bem, e pra nossa sorte (ou azar) o trem tinha atrasado... 20 min., depois 40min.... tudo bem, não liguei na hora. O trem chegou, embarcamos, nos ajeitamos e aguardamos ANSIOSAMENTE o carinha dos bilhetes... espero que dessa vez agente esteja com o bilhete certo e no lugar certo! E graças a Deus estávamos!
Assim que o carinha viu que íamos pra Amsterdam fazendo conexão em Bremen ele já nos alertou que havíamos perdido o próximo trem devido ao atraso e que teríamos que fazer, ao invés de uma, quatro conexões!! Não bastasse chegar mais tarde que o esperado, ainda tínhamos que ficar perambulando pelas estacoes da Alemanha e Holanda!!
Ele nos entregou um papelzinho amassado com os nome das estacoes, os horários de chegada e partida de cada trem... chegaríamos em Amsterdam lá pela 00:30 da manha (merda!) e tínhamos no máximo 7 min para desembarcar do nosso trem, PROCURAR o próxima plataforma de embarque e finalmente embarcar!! Entre uma viagem e outra quase não dava tempo pra um cochilo, quando finalmente pegávamos no sono já era hora de descer do trem, correr como uns loucos (carregando as bagagens!) com os olhos arregalados procurando o próximo trem que já estava partindo! Fizemos isso em todas as conexões, em nenhuma delas tivemos tempo para andar civilizadamente e ficamos muito felizes quando não tínhamos que subir e descer escadas pra trocar de plataformas!! Principalmente porque na Holanda as coisas começaram a ficar mais difíceis - o pouco que sabemos de alemão já não servia mais pra nada!!
Enfim Amsterdam!! Chegamos na Amsterdam Centraal e a primeira coisa que fizemos foi procurar por Thiago. Olhamos ao redor e não vimos nada, então saímos da plataforma e fomos pra uma espécie de hall de entrada, sei lá, mas era um lugar mais fechado e com certeza ele estaria por lá fugindo do frio... Também não o vimos... tinha só um monte de caras estranhos com umas roupas meio doidas... coisas que fazia tempo que não via. Fiquei um pouco com medo por saber o quanto a cidade é liberal com a maconha e com a prostituição... nunca se sabe o que está por trás disso. Essas coisas acabam atraindo pessoas estranhas.. sei lá.. o ambiente parecia meio pesado...
Por uns instantes achei que Thiago tava de sacanagem, se escondendo da gente ou sei lá o que. Mas pra nossa surpresa ele estava nos esperando na Amsterdam Sud!! Nao sei que confusão Bernardo e ele arrumaram, mas com certeza COMINICACAO é o principal problema do mundo!!
Pegamos um táxi (vcs precisam ver a cara dos taxistas! Pareciam um montem de rappers ou coisa do tipo) e encontramos com Thiago na porta da casa dele. Finalmente a aventura terminou!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Férias Parte II - Hamburgo

Depois da inesperada feijoada, batemos muito papo e caímos no sono... Foi muito bom ter uma casa confortável pra ficar, comida familiar pra saborear e um bom português pra escutar!!
No dia seguinte acordamos sem pressa e fomos passear. Renata mora numa cidade chamada Nahe, uns 40 minutos de Hamburgo, por isso tivemos que pegar um onibus e depois o metro. Mas dessa vez foi muito mais fácil!!


Nesse sábado estava tendo um triatlhon no centro de Hamburgo, muitas ruas foram fechadas e havia gente do mundo inteiro. Dava pra ver que era um evento importante pelo nível do atletas e pelas diversas bandeiras que estampavam os uniformes, duvido que tantos esportistas sairiam de tão longe para uma prova sem importância.
Esse evento deu ao centro da cidade um clima ainda mais empolgante! As ruas e lojas ferviam de gente, havia barraquinhas ao redor do lago, musica, cores... tudo bem organizado! Foi uma delícia estar lá naquele momento...
Enquanto a prova não começava andamos bastante... entramos em tudo quanto é loja e galeria que vimos! Fazia tempo que o capitalismo não me tocava!! Tudo é uma tentação!! Ficamos vislumbrados com as lojas de grifes, muito chiques e charmosas... uma mais cara que a outra!! Também foi lindo ver produtos de desing, isso parece bem mais valorizados nessas bandas de cá.. As lojas "especializadas" também entraram na roda... nunca havia visto uma loja SÓ de pianos, só de lareiras, só de Lego!! Meus Deus!! A loja da Lego é tudo de bom!! Tem lego do Bob Esponja, Batmam, Star-wars, de menina, de guerra... diversos temas e idades!! Dá pra comprar cada bonequinho separado, tem todos os personagens, tem chaveiros, etc.. e aqueles tradicionais agente pode escolher e montar: tem uma caixa cheia de cabeça, outra cheia de chapéus, outra com os corpos... e assim por diante!! Também dá pra comprar as pecinhas separadas, em quantidade.. muito irado!! As lojas de brinquedos também são imensas! Matamos saudades também do Playmobil!! Tem até Playmobil bebe, mamãe, cachorro... hehehe! Muito divertido!! Com certeza Gio vai ganhar um brinquedo divertido também!
No dia seguinte eu resolvi ficar em casa, pois Nani queria ir a uma feirinha de rua com a Renata. Estava um frio gostoso, Ulli foi trabalhar nos impostos e ligou a lareira enquanto eu assistia TV.. acabei dormindo no sofa! Tava me sentindo em casa.
Na segunda a gente fez um dia de turista mesmo! Compramos o citytur num Ónibus, que abria o teto e mais um passeio de barco pelo gigantesco porto. Nunca vi tanto estaleiro junto, navios, containers, etc... foi impressionante.

Hamburgo e uma cidade muito bonita, arborizada, cheia de canais e parques... é uma cidade grande porem sem aquele caos urbano. Sempre limpa e convidativa... certamente moraria por lá. Já entrou na minha lista de lugares favoritos!
PS: Esquecemos de mencionar que Hamburgo é tão fria quanto Wismar!! Passamos um frio de merda, principalmente porque Thiago nos deu a falsa informação de que em Amsterdam dava pra andar de camiseta e chinelo!! Acabei tendo que comprar um bom suéter pra mim!!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Férias - Parte I

Bem, faz tempo que não escrevo, né!! Aconteceu tanta coisa que dá até preguiça de contar tudo...
Well... assim que acabaram as aulas de alemão tratamos logo de colocar o pé na estrada. Pegamos o trem pra Hamburgo na sexta feira, planejamos passar uns dias por lá entes de embarcar para Amsterdam, como o combinado. Porém, acho que se na vida tudo desse certo como planejamos não teríamos tanta historia pra contar, não e mesmo????
E foi assim... pegamos uma carona com o Bernd até uma cidadezinha chamada Grevensmüler (ou algo assim...), de lá sai o trem que supostamente iria pra Hamburgo. Apesar de todo o tempo do mundo que tínhamos naquela manha, conseguimos chegar atrasados na estacao e passar um puta aperto pra comprar os tickets naquelas maquininhas monolingues (existe isso??)!! Como pode, numa estacao que poderia ser ate cenário de filme de terror, no interior da Alemanha, onde não tem uma alma viva para testemunhar nosso desespero, uma máquina de tickets que só "fala" alemão!! Foi uma merda... mas como sempre conseguimos!!! (que orgulho, heim!)
Embarcamos no trem com as bagagens... em Lübeck sabíamos que tínhamos que trocar de trem, afinal nada é tão fácil assim... Se fosse só isso tava bom demais!! O problema foi chegar a Lübeck... e chegamos. A estacao chamava St. Jugen Lübeck, onde vocês acham que estávamos?? Em Lübeck!! Parecia óbvio... pelo menos pra mim.
Ainda no trem Bernardo falou "é aqui", e depois de muito brigar com a porta do trem, que não abria (até então não sabíamos que tinha que apertar o botão :D ), descemos na estacao... tudo aconteceu em uns 30 segundos... descemos com as malas, e Bernardo disse entao "nao é aqui!", e respondi "como não?? não tá vendo St. Jugen Lübeck!" Pois era Lübeck, mas também ninguém nos avisou que em Lübeck tinha duas estacoes... Aquela parecia tão pequena quanto a de Grevensmüuler, talvez um pouco menos isolada e aterrorizante... e apenas 5 segundos depois tínhamos certeza de que aquela não era a estacao certa, afinal um trem que vai pra Hamburgo nunca partiria de um lugar tão remoto!! Nas nossas mentes a estacao de Lübeck deveria ser grande e movimentada, cheia de conexões... e estávamos certos!! Descemos na estacao errada e perdemos a merda do trem! Num painel com as informacoes de chegadas e saídas checamos o horário do próximo trem, faltava nada menos que uma hora!! Ah!! Sem mencionar o frio que fazia...
Bernardo se emputeceu e foi procurar um táxi. Ele estava realmente preocupado com o problema da procuração (vide família Grasselli), achava que conseguiria resolver tudo naquele mesmo dia em Hamburgo. Quem me dera que fosse fácil assim!! :(
Bem, ele conseguiu parar um táxi que nos levou até a estacao principal de Lübeck, que eles chamam de Hauptbanhof. Já no caminho começamos a nos admirar com a Alemanha ocidental... que diferença! Aquela cidade já nos causava inveja... nem imaginamos o que estava por vir! E pra continuar... aquela sim era uma ESTACAO de verdade! Aquilo sim é primeiro mundo!! E sabe o que foi melhor?? Tinha vários trens indo pra Hamburgo!! Não tínhamos que esperar mais uma hora!! Que felicidade!! Ainda mais com o chocolate quente e o café que compramos... o frio passou e esperamos uns poucos minutos ate a chegada do trem.
Embarcamos no primeiro trem para Hamburgo, era bonito, limpo e novo. Beleza! Sentamos nas primeiras duas poltronas livres que encontramos... e pra variar estávamos fazendo besteira... algumas poltronas são reservadas, isso custa 2,50 euros, e claro que a gente não pagou por isso. Alguém educadamente chamou nossa atenção e a gente foi procurar outros lugares vazios. Sentamos e relaxamos! A viajem parecia perfeita, até que o guarda do trem veio conferir os bilhetes. Despreocupadamente mostramos nossos bilhetes e mais uma surpresa... aquele trem era Expresso, mais rápido, mais confortável... MAIS CARO também. Tivemos que pagar mais 15 euros, fora os 10 do táxi. Em 1:30 de viagem acabamos gastando 60 euros.. o que na verdade poderia ter saído por 24! Vivendo e aprendendo.
Chegamos a Hamburgo, e dai pra frente não conseguimos nem piscar os olhos! Tudo muito grande.. a estacao, as lojas, as praças, igrejas, canais, e milhões de pessoas! Nem vimos a hora passar. Fomos à noite pra casa da "Renata", que na verdade se chama Maria, casada com um Alemão chamado Ulli, que ela chama de Dudu, primo do Bernd, que ela apelidou de Bento, pra facilitar as coisas! Doida, não?
Fomos muito bem recebidos com uma deliciosa Feijoada, pois segundo Renata a gente já deveria estar amarelo de tanto comer batata!! E era verdade... estávamos vivendo de Kartofeln und Bratwurst!!!